quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

CNDL/SPC Brasil: Guardar dinheiro é a principal meta financeira do brasileiro para 2020, diz pesquisa

Imagem: Ilustração
Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que apesar de o novo ser novo, alguns dos objetivos financeiros para 2020 já são velhos conhecidos do consumidor.
Pelo segundo ano seguido, guardar dinheiro figura como a principal meta financeira do brasileiro para este ano (49%).
Além disso, 30% planejam fazer uma viagem, 28% pretendem comprar ou reformar a casa e 27% querem tirar as finanças do vermelho.
O levantamento revela ainda que houve uma queda de 11 pontos percentuais entre os que estão otimistas com o quadro econômico para 2020, passando de 72% para 61% na comparação com os que esperavam um cenário melhor para 2019.
Ainda assim, a maioria se mantém otimista, registra informação da assessoria de imprensa.
Já 19% acreditam em um ambiente igual e apenas 12% pior.
Para os que têm boas expectativas, as razões apontadas são o sentimento de que as coisas podem melhorar apesar dos problemas (60%), a confiança de que haverá uma recuperação econômica (48%) e a expectativa de que o governo irá fazer as reformas que o país precisa (26%).
Também caiu de 72% para 65% a percepção dos brasileiros que esperam uma melhora em sua vida financeira.
Outros 21% acreditam que em 2020 sua situação deve ser igual e 7% pior.
Entre os otimistas, um novo ano com perspectivas mais positivas significa a possibilidade de conseguir manter as contas em dia (57%), economizar e fazer reserva financeira (53%) e realizar algum sonho de consumo (52%).
Dentre os que esperam a concretização dos planos, 64% acreditam que as coisas vão melhorar e 49% estão se organizando financeiramente.
Foram entrevistadas 600 pessoas, entre 25 de novembro e 04 de dezembro de 2019, de ambos os sexos e acima de 18 anos, de todas as classes sociais, em todas as regiões brasileiras.
A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.
Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário