sexta-feira, 7 de junho de 2019

DNOCS: Capacitação sobre automação de comporta da Barragem Curemas-Mãe D’Água ocorre na PB

Imagem: Reprodução
Técnicos da Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na PB, participam da capacitação técnica sobre a automação de comporta e dados de medição da barragem Curemas-Mãe D’Água, no município de Coremas (PB).
A construção do reservatório foi iniciada pela autarquia regional, que no dia 08 de abril de 1937 iniciando a maior obra de engenharia brasileira da época, a qual foi concluída no dia 08 de maio de 1942 tendo como responsável o engenheiro potiguar Estevam Marinho.
Na época, Coremas-Mãe d’Água foi considerada a maior barragem do Brasil, assim permanecendo até 1960, quando foi inaugurada a Barragem de Orós, no estado do CE.
Embora o Açude Coremas tenha sido construído através do barramento do Piancó, enquanto que o de Mãe d’Água através do barramento do rio Aguiar, ambos os reservatórios estão tão próximos que formam um único espelho d'água através do canal vertedor de 237 metros, com capacidade máxima de transposição de doze metros cúbicos de água por segundo.
Juntos somam uma capacidade máxima de acumulação de 1,358 bilhões de metros cúbicos e uma bacia hidrográfica de 8.700,34 km², formando um mar no sertão.
Ainda hoje a maior reserva hídrica do estado da PB e o quinto maior do Brasil, salienta informação publicada pela página virtual da autarquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário