sexta-feira, 31 de maio de 2019

Produção e Conservação de Forragem: Emater/RN e Emparn lançam programa na ExpoCaicó

Imagem: Divulgação
O Governo do Estado, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), lança neste sábado (1º), durante a 46ª Exposição Agropecuária do Seridó (ExpoCaicó), em Caicó, o programa de Produção e Conservação de Forragem.
O lançamento acontecerá no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT), secretários e demais autoridades, antecipa informação da assessoria de imprensa da gestão estadual.
Trata-se de uma ação de apoio à produção e armazenamento de reservas alimentares de forragem para destinar aos animais, especialmente, no período de estiagem.
O programa é financiado pelo Governo do Estado, por intermédio do Governo Cidadão, com recursos provenientes do Banco Mundial.
O programa busca o fortalecimento da pecuária do RN, mediante a oferta de volumoso para os rebanhos do estado.
Ele é composto por ações estratégicas: distribuição de raquetes-sementes de variedades de palma forrageira tolerantes à cochonilha do carmim; produção e comercialização de feno a preços subsidiados; disponibilidade de máquinas para produção e armazenamento de silagem; passando pelo processo educativo continuado, a ser oferecido aos agricultores familiares, que terão condições de ser responsáveis, ano a ano, por seu próprio suporte forrageiro.
A ExpoCaicó acontece até o domingo (02) e o evento vai reunir cerca de dois mil animais para comercialização, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos, oriundos de todo o RN e de estados vizinhos.
Os agricultores e visitantes podem visitar o estande da Emater/RN para conhecer as ações e programas desenvolvidos pela instituição.
Neste sábado, a Emparn, com apoio da Emater/RN, realiza a oficina do projeto de Ave Caipira.
A exposição é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) e projeto Governo Cidadão, com recursos do Banco Mundial.
A ExpoCaicó conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Caicó e da Associação Seridoense de Criadores (Asserc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário