quarta-feira, 1 de maio de 2019

Defesa Civil: Inspeção aérea permite nova avaliação dos açudes da região Central potiguar

Imagem: Sandro Menezes/Assessoria
A Defesa Civil estadual do RN realizou nesta terça-feira (30) uma inspeção aérea para ter uma nova perspectiva de avaliação que possibilite tomada de providências mais amplas para o monitoramento e contingenciamento dos reservatórios de água da região Central do estado.
O açude São Miguel 1 rompeu-se no último dia 21 de abril, após receber um volume de água de chuvas acima do esperado.
O trabalho de hoje foi realizado com o auxílio da aeronave Fênix 03, cedida pelo Governo do Estado do CE, frisa informação da assessoria de imprensa da Defesa Civil, na  capital potiguar.
Técnicos do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), em parceria com as coordenadorias municipais de defesa civil das cidades de Ipanguaçu, Angicos e Fernando Pedroza observaram os pontos críticos, principalmente no que diz respeito à segurança dos municípios.
Foi sobrevoada a região da Bacia do Rio Piranhas/Açu, cujos reservatórios – Sobradinho, Vavá 2 e São Miguel 2 – desaguam no açude Pataxó, o maior da localidade.
Além de capturar imagens aéreas para posterior análise da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os técnicos envolvidos trabalharam na abertura de um canal no açude Vavá 2 no sentido do açude vizinho, Sobradinho, onde há uma válvula-dique que dá vazão à água e onde há capacidade suficiente para recebimento do volume transferido.
A ação do sobrevoo confirma a integração entre os poderes estaduais – CE e RN – e municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário