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| Imagem: Ilustração |
Essa
redução vem sendo verificada pelo quarto ano consecutivo e é resultado da
implantação de ações pelas prestadoras para a melhoria do atendimento ao
consumidor, entre elas, os serviços digitais.
De
acordo com dados da agência reguladora, as reclamações em 2015, de janeiro a
novembro, somaram 3.745 e no mesmo período de 2018 foram 2.688.
A
informação é enviada pela assessoria de imprensa do Sindicato Nacional das
Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil).
Nesses
últimos quatro anos, a redução no número total de acessos foi de 12%.
O
setor de telecomunicações tem investido cerca de R$ 28 bilhões ao ano, em todo
o País, especialmente em expansão de serviços e melhoria da qualidade.
Nos
últimos anos, telecomunicações foi o setor que registrou o maior índice de
solução de problemas apresentados pelos consumidores às Procuradorias de Defesa
do Consumidor (Procons), 83,7%.
Também
resolveu 88,6% dos problemas apresentados no portal Consumidor.gov, segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon),
do Ministério da Justiça.
Uma
análise precisa dos dados sobre reclamações deve sempre adotar o critério da
proporcionalidade sobre o universo total de clientes.
O
setor tem no Brasil cerca de 330 milhões de clientes, entre os serviços de
internet, telefonia fixa e móvel e TV por assinatura.


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