sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Sudene: Qualidade dos gastos públicos foi tema de reunião na sede da autarquia regional

Imagem: Ilustração
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) reuniu, nesta quinta-feira (18), representantes dos veículos de comunicação de PE para apresentar o projeto “Avaliação da Qualidade dos Gastos dos Municípios da Área de Atuação da Sudene”.
A iniciativa é da Diretoria de Planejamento e Articulação de Políticas, que defende o projeto como “um instrumento de controle social”, através do qual a população terá acesso aos resultados oriundos da aplicação de verbas públicas pelos municípios.
A notícia tem espaço através do portal eletrônico da Sudene na internet.
A ação tem o objetivo de estimular a melhoria da capacidade de investir bem, priorizando os gastos na área social, promovendo o equilíbrio financeiro e o bem estar do cidadão.
A autarquia, com sede em Recife, está fechando o ranking das prefeituras pernambucanas, mas o projeto atinge todos os 1990 municípios de sua área de atuação, composta pelos nove estados do Nordeste, parte de MG e do ES.
Entre os indicadores a serem utilizados estão o comprometimento da receita corrente líquida com investimentos e com gastos sociais, gastos sociais per capita e equilíbrio financeiro. Haverá um evento este ano, com formato e data a serem definidos, para premiar os que se destacarem positivamente.
A Sudene, prevê, também, a capacitação dos municípios com resultados insatisfatórios.
A Sudene espera, como resultado, mensurar a evolução e estimular as boas práticas de gestão nos municípios, promover a transparência da gestão pública, viabilizar instrumentos de controle social e disponibilizar informações confiáveis para orientar pesquisas e tomadas de decisão associadas aos municípios.
A Diretoria de Planejamento destacou a importância de ações que impactem positivamente na qualidade dos gastos, contribuindo para alavancar o desenvolvimento, combatendo as desigualdades regionais.
Foi ressaltado, por exemplo, que o Nordeste possui 61 milhões de habitantes (29% da população brasileira) e participa, apenas, com 15% do PIB nacional.
A expectativa da Sudene é propor caminhos para que a região apresente desempenho superior à taxa de crescimento nacional e reverta essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário