domingo, 14 de outubro de 2018

Crianças e Adolescentes: Campanha foca uso racional de exames de diagnóstico por imagem

Imagem: Ilustração
Os riscos da exposição excessiva de crianças e adolescentes a exames de diagnóstico por imagem, como tomografias computadorizadas (TCs) e raios-X, são o foco principal da campanha Image Gently Brasil (veja AQUI), que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou sexta-feira (12) no Rio de Janeiro (RJ).
O objetivo dos especialistas é estimular o uso racional dessas ferramentas, contando com o apoio de pais e profissionais da saúde, explica informação da assessoria de imprensa da entidade.
Também há preocupação de se estimular os técnicos responsáveis pela execução dos exames a fazerem as adaptações necessárias nos equipamentos, adequando-os às características físicas dos pequenos pacientes.
Para os médicos, os exames de imagem (raios-X, tomografias, ultrassonografias e ressonância) são muito úteis à Medicina e, por vezes, essenciais ao diagnóstico em adultos e crianças.
Entretanto, alguns desses exames emitem radiação nociva à saúde e, por isso, a SBP, em parceria com outras entidades nacionais e internacionais, lança uma campanha que alerta sobre o uso racional dessas ferramentas.
Além dos pediatras, os radiologistas e outros técnicos envolvidos no processo também devem ser bem orientados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário