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| Imagem: Reprodução/Assessoria |
O
documento denominado Carta ao direito a
educação, a garantia ao acesso, à permanência e a aprendizagem do povo potiguar,
apresenta dez pontos que requer cooperação entre o Governo Estadual e as 167 Secretarias
de Educação dos municípios.
A
carta reitera a atuação da Undime/RN em defesa de uma educação pública,
inclusiva e de qualidade pedagógica e social, ao mesmo tempo em que se repudia
qualquer retrocesso na consolidação do direito constitucional à educação.
As
reivindicações elencadas fazem parte da realidade das cidades dos dirigentes,
com vistas a confirmar a garantia da educação pública.
Todos
os candidatos ao Governo do Estado foram oficialmente convidados, ressalta
informação da assessoria de imprensa da Undime/RN, na capital do estado.
Participaram
os candidatos Brenno Queiroga (Solidariedade); Carlos Alberto (PSOL); Carlos
Eduardo Alves (PDT); Dário Barbosa (PSTU); Fátima Bezerra (PT) – foto; Freitas Júnior
(REDE); Heró Bezerra (PRTB); o candidato Robinson Faria (PSD), não esteve
presente, mas enviou representante da assessoria.
Leia
a carta na íntegra, entregue aos candidatos:
Nós, dirigentes
municipais de educação dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, reiteramos a
nossa atuação em defesa de uma educação pública, inclusiva e de qualidade
pedagógica e social, ao mesmo tempo em que repudiamos qualquer retrocesso na
consolidação do direito constitucional à educação. Neste documento destacamos
os principais questionamentos e reivindicações elencadas pelos dirigentes, com
vistas a confirmar “O direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência
e à aprendizagem do povo potiguar”.
• Fortalecer o regime de colaboração
entre Estado e Municípios na consolidação e construção de programas, projetos e
políticas públicas que venham atender a educação do Rio Grande do Norte, de
forma horizontal, garantindo a pluralidade de ideias e ações;
• Consolidação do processo de
implementação da BNCC (educação infantil e ensino fundamental), como também a
implementação do documento curricular, através do apoio à formação dos
professores em regime de colaboração. Apoiar às redes na efetivação das
propostas curriculares do estado com os municípios, como instrumentos de
garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem e ter compromisso com a
primeira infância, assumindo um pacto público de inserir a criança como
prioridade no plano de governo.
• Afirmar posição junto ao Governo
Federal à retirada dos efeitos da PEC 95/16 sobre os recursos da educação,
preservando os percentuais mínimos de vinculação para a educação estabelecidos
pela Constituição Federal;
• Reestruturar e modernizar o Programa
Estadual de Transporte Escolar do Rio Grande do Norte – PETERN, buscando
redefinir o orçamento da contrapartida do Estado aos municípios, aumentando o
percentual de repasse e garantindo a eficiência consequentemente o pagamento em
dia do programa aos municípios;
• Assegurar a aproximação das
Diretorias Regionais de Educação (DIREDs), garantindo melhor articulação entre
a Secretaria Estadual de Educação e os municípios, como também
responsabilidades quanto aos resultados gerais de aprendizagem do estado;
• Criação e unificação de um calendário
escolar que respeite a transitoriedade dos municípios;
• Reestruturar o sistema de ensino no
estado, municipalizando os anos iniciais do ensino fundamental quanto às
responsabilidades e recursos;
• Criação de uma lei que reajuste o
repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para
educação, vinculada aos resultados de cada município;
• Estabelecer apoio às redes para
integralidade dos Planos Municipal de Educação (PME) e ao Plano de Cargos,
Carreiras e Remuneração (PCCR);
• Investir na construção de bibliotecas
públicas em parceria com os municípios, com financiamento do estado e
garantindo o acesso ao livro e a leitura em todo território;
Reiteramos que tais
reivindicações também constam da pauta prioritária das bandeiras de luta da
Undime, como entidade representativa da educação pública dos 167 municípios do
Rio Grande do Norte.


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