terça-feira, 21 de agosto de 2018

TCE/RN: Instituição doa 6,5 toneladas de material reciclável para cooperativa de catadores

Imagem: Reprodução
O Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE/RN) efetuou a doação de 6,5 toneladas de material reciclável para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável do RN (Coocamar/RN), no período de 05 de maio de 2017 a 1º de agosto de 2018.
O dado consta de relatório encaminhado pela organização ao TCE, lembrando que a média de coleta semanal foi de 122,26 quilos, num total de 53 semanas de coleta, informa nota publicada por meio do endereço virtual da instituição na internet.
A doação faz parte do termo de cooperação firmado entre o TCE, através do Núcleo de Sustentabilidade, e a Coocamar, e consiste na doação dos resíduos recicláveis gerados a partir das atividades administrativas e processuais do Tribunal, constando em sua totalidade de resíduos de papéis, plásticos e papelão.
O material coletado, após o processo de triagem e descaracterização, passa a integrar a cadeia produtiva da reciclagem, sendo que os recursos da comercialização são rateados entre os catadores cooperados da Coocamar, assim como para a manutenção do empreendimento econômico solidário de catadores de materiais recicláveis.
Ressalte-se que a frequência de coleta mínima é semanal, sendo atendidas as obrigações previstas na Lei Municipal nº 4.748 de 30 de abril de 1996 (Código de Limpeza Urbana de Natal), Lei Municipal nº 6.693 de 03 de julho de 2017, e da Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 2015 (Lei de Crimes Ambientais), a respeito da destinação adequada de resíduos sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário