O
prefeito Gustavo Montenegro Soares visitou na última sexta-feira (26), o canal
para escoamento hídrico localizado na Dr. Pedro Soares Amorim, no bairro
Frutilândia, estrutura que também sofreu consequências por conta da chuva
ocorrida na cidade no dia 19 deste mês.
Na
oportunidade, o chefe do Executivo esteve acompanhado do secretário municipal
de Serviços Públicos, Samuel Fonseca.
Em
razão da força das águas, houve comprometimento parcial nas paredes que ladeiam
a tubulação, diz nota proveniente da Secretaria de Comunicação e Ouvidoria.
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| Imagens: Alex Silva/Assessoria |
O
canal se inseriu nas ações complementares da obra de drenagem e pavimentação
asfáltica da referida artéria, num investimento de aproximadamente R$ 1 milhão
e que foi visitada pelo gestor municipal em maio de 2017, quando o
empreendimento estava em seu estágio conclusivo.
Conforme
a engenheira civil Valéria Faria, à época integrante do núcleo de Engenharia da
Prefeitura do Assú, alguns procedimentos técnicos foram acrescidos ao projeto
original a fim de garantir melhor resultado final para a população.
A
engenheira frisou que, dentre os acréscimos inclusos constaram a inserção de
bocas de lobo também às margens da RN-016 para que fosse possível drenar águas
que antes ficavam acumuladas durante a época chuvosa; pavimentar, com
paralelepípedos, as áreas do acostamento da RN-016 que antes não eram calçadas;
e, inserção de calhas sob o asfalto no cruzamento da Rua Dr. Pedro Amorim com a
RN-016, como forma de mitigar os efeitos da força da água que desce pela rua e
adentra os terrenos perpendiculares à artéria, localizados do outro lado da rodovia.
E,
ainda, ressaltou a engenheira Valéria Faria, o melhoramento da estruturação do
bueiro que irá receber essas águas, reforçando as paredes laterais de contenção
do aterro; e, execução de uma laje de, aproximadamente, três metros de
extensão, apoiada sobre essas paredes de contenção como forma de possibilitar a
passagem de pedestres sem que estes necessitem passar pela faixa de rolamento
de veículos da RN-016, oferecendo, portanto, uma travessia mais segura e
adequada.



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