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Estimativas
da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de SP
(Fecomercio/SP) apontam que o comércio varejista brasileiro deve perder R$ 11,3
bilhões em 2018 em decorrência dos feriados nacionais e pontes.
Esse
montante é 15% superior ao dado projetado em 2017, salienta informação da
assessoria de imprensa da entidade.
Esse
aumento é motivado exclusivamente pela projeção de crescimento nas vendas do
comércio para o próximo ano, uma vez que o número de feriados e pontes em 2018
será o mesmo que em 2017.
As
perdas das lojas de vestuário, tecidos e calçados devem atingir R$ 1,3 bilhão,
crescimento de 25% em relação a 2017, a maior taxa de crescimento entre as
cinco atividades avaliadas.
Em
termos de faturamento, o destaque é o segmento de outras atividades, que
perderá em torno de R$ 4,6 bilhões, 13% a mais que em 2017.
É
importante ressaltar que nesse grupo, é preponderante o comércio de
combustíveis, além de joias e relógios, artigos de papelaria, dentre outros.
Já
os setores ligados aos bens essenciais devem participar com 38% do total da
perda no próximo ano.
Segundo
as estimativas da Federação, o segmento de supermercados deve deixar de faturar
pouco mais de R$ 2,7 bilhões, 7% acima do calculado para 2017, enquanto as
farmácias e perfumarias tendem a registrar perda de R$ 1,6 bilhão, 18% superior
a 2017.
Nos
cálculos, a Fecomercio/SP desconsiderou os feriados estaduais e municipais, que
também prejudicam, em média, a atividade comercial.
Além
disso, foram excluídos os setores que comercializam bens duráveis, como
veículos, eletrodomésticos e materiais de construção, pois são consumos
planejados, de modo que, independentemente de feriados ou pontes, a compra será
realizada.
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