Imagem: Ilustração |
Uma
pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais com internautas que
possuem ou são responsáveis financeiros por um animal de estimação mostra que
60% dos entrevistados não se planejaram financeiramente para a aquisição do
animal de estimação e 20% gastam mais do que o orçamento permite com compras
direcionadas a ele.
Os
principais motivos que levam a extrapolar o orçamento são acreditar que o
animal merece (30%) e a sensação de felicidade que uma compra para o animal
proporciona (24%), aponta a informação da assessoria de imprensa.
Dentre
os donos de animais 35% esbanjam nos gastos com alimentos sem se importar com o
impacto no orçamento, 22% com serviços de pet shop e 20% com brinquedos.
Entre
aqueles que não controlam mensalmente os gastos com o animal (26%), as
principais razões são o fato de não achar importante ou necessário (37%) e a
falta de hábito/disciplina para controlar gastos de forma geral (26%).
O
levantamento revela que 31% já deixaram de adquirir algo de seu uso ou de pagar
alguma conta para poder comprar alguma coisa para o seu pet e 37% para pagar
tratamento de saúde para o pet.
Já
a maioria (71%) nunca deixou de guardar dinheiro para si ou para a família por
causa do animal de estimação.
No
lado oposto ao planejamento de gastos estão os consumidores que ficam como nome
sujo por causa de compras com produtos e serviços relacionados a pets (14%),
sendo que 8% estão nessa situação por causa de um gasto urgente com a saúde do
animal – cerca de 73% já tiveram gastos imprevistos com seu animal de
estimação, principalmente com doenças (54%) e 44% já comprometeram seu
orçamento ou fizeram dívidas para cuidar da saúde do seu animal.
Outros
50% nunca passaram por essa situação, mas afirmam que se passassem fariam o
mesmo pelo seu pet.
Entre
os que extrapolaram o orçamento e fizeram dívidas, 47% não estavam preparados
para estes gastos e pagaram no cartão de crédito (33%) ou fizeram um empréstimo
com amigos/parentes (8%).
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