domingo, 24 de setembro de 2017

Deliberação: Conselho Diretor Nacional da Assemae prioriza apoio aos municípios

Imagem: Assessoria/Reprodução.
O novo Conselho Diretor Nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), eleito e empossado durante o 47º Congresso Nacional da entidade, se reuniu pela primeira vez nos dias 20 e 21 de setembro, em Brasília, com o objetivo de debater os cenários do saneamento básico no Brasil e planejar as próximas ações a favor dos serviços municipais do setor.
Conduzida pelo presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, a reunião contou com a presença de mais de 40 conselheiros, que representam associados de todas as cinco regiões do país, relata informação da assessoria de imprensa.
Considerando a necessidade de ampliar a qualidade técnica do setor de saneamento básico, o Conselho Diretor discutiu o plano nacional de capacitações da Assemae, que contempla cursos presenciais de 16 a 24 horas de programação.
O projeto inclui treinamentos para as quatro vertentes do saneamento (água, esgoto, resíduos e drenagem), priorizando a oferta de vagas aos associados da Assemae.
O primeiro curso ocorre de 18 a 20 de outubro, em Várzea Grande (MT), com foco no tratamento de água.
Como item de pauta, os participantes debateram a problemática das tarifas cobradas por instituições bancárias para o recebimento das contas de saneamento básico.
O fato é que existe uma variação de quase 250% no valor das tarifas cobradas pelos bancos aos municípios, ou seja, apesar de utilizar a mesma operação bancária, muitos municípios acabam pagando valores completamente diferentes.
A Assemae levará o tema às principais instituições financeiras do país, buscando uma proposta de tabela-padrão destinada aos serviços municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário