domingo, 6 de agosto de 2017

CNJ/Childhood Brasil: Parceria vai mapear depoimento de crianças e adolescentes no Brasil

Foto: Reprodução
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Childhood Brasil, organização não governamental (ONG) especializada em infância e juventude, vão mapear os programas de depoimento especial implantados pelos Tribunais de Justiça de todo o país.
A técnica humanizada para escuta judicial de menores vítimas ou testemunhas de violência e abuso sexual passou a ser obrigatória com a instituição da Lei nº 13.431/2017, que estabelece o prazo de um ano, a partir de 04 de abril, para que os tribunais se adequem para aplicá-la.
A informação é de Storni Júnior, repórter da Agência do Rádio.
A parceria entre o CNJ e a Childhood Brasil foi renovada em abril deste ano pela presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia Antunes (foto), por meio da assinatura de um termo de cooperação técnica.
De acordo com levantamento feito pela Childhood Brasil em 2015, ao menos 145 salas de depoimento especial estão instaladas no país.
O diagnóstico das iniciativas geralmente coordenadas pelas Varas de Infância e Juventude deverá servir de base para a definição de parâmetros de qualidade para a expansão do depoimento especial, respeitando as peculiaridades de cada região. 
A recomendação do CNJ indica que os tribunais implantem um sistema de depoimento com gravação em vídeo para as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Também é sugerido que a escuta ocorra em ambiente separado da sala de audiências, com privacidade, conforto e condições de acolhimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário