terça-feira, 25 de abril de 2017

UFRN: Instituições de ensino e pesquisa promoveram Marcha pela Ciência em Natal

Foto: Sirleide Pereira/Assecom UFRN
Em Natal, cerca de 60 pesquisadores, gestores de instituições públicas de educação e de fomento à pesquisa participaram na tarde do último sábado (22), no Parque da Cidade, na capital do estado, da Marcha pela Ciência.
O evento mundial foi organizado em território potiguar pelo Fórum de Reitores do RN, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Seção RN, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do RN (FAPERN), Fundação Norte-Rio-Grandense de Apoio à Pesquisa e à Cultura (FUNPEC) e Setor de Pesquisa do Parque da Cidade, registra informação enviada pela assessoria de imprensa da UFRN, em Natal.
Depois das apresentações de pesquisas do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do RN (IFRN), da UFRN, e da Universidade do Estado do RN (UERN), a comunidade acadêmica e científica saiu em marcha pela principal trilha do Parque.
À frente, reitores das quatro instituições de ensino superior público do RN (UERN, IFRN, UFRN e Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA) externaram preocupação com a falta de recursos públicos para o desenvolvimento de pesquisa científica e sobre o direito à vida.
Só este ano, declarou a reitora da UFRN, “já foram cortados 48% do orçamento das universidades destinado à ciência, tecnologia e inovação”.
Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e do Fórum de Reitores do RN, Ângela Maria Paiva Cruz considera que “a redução do investimento em ciência e tecnologia vai impactar negativamente o desenvolvimento do país por mais tempo do que se imagina”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário