quarta-feira, 29 de março de 2017

UFRN: Nuplam retoma produção de medicamentos para o SUS

Foto: Cícero Oliveira/Assecom UFRN
Novos caminhos na produção fabril serão trilhados em 2017 pelo Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam), unidade suplementar da Universidade Federal do RN (UFRN) que retoma a fabricação de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS) após aderir à política de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), estimulada pelo Ministério da Saúde (MS).
Atualmente o laboratório recebe transferência de tecnologia da empresa EMS para produzir inicialmente comprimidos de Olanzapina, substância utilizada no tratamento da esquizofrenia, descreve informação de Marina Gadelha, da assessoria de imprensa da instituição acadêmica.
Outros projetos de PDP foram encaminhados recentemente ao MS para ampliar o leque de produção do laboratório com os medicamentos Hidroxiureia (tratamento de anemia falciforme), Fingolimode (tratamento de esclerose lateral) e Raltegravir (antirretroviral), que constam na lista de prioridades do ministério.
Além disso, o Nuplam assinou em dezembro de 2016 o termo de compromisso para produção de Donepezila, fornecida para tratamento da doença de Alzheimer.
O Nuplam oferece apoio regular a uma média de 400 alunos por ano, como visitantes, bolsistas, estagiários e em desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Química, Farmácia, Engenharia Mecânica, Estatística, Engenharia de Produção, entre outros, além do suporte a estudantes de pós-graduação.
Outras informações sobre o assunto estão disponíveis no site www.descarteconsciente.com.br, no Facebook Descarte Consciente UFRN e no Instagram @descarteconsciente. 
Para conhecer mais sobre o Nuplam, os interessados podem acessar o endereço eletrônico www.nuplam.ufrn.br ou agendar visitas guiadas para conhecer a estrutura física do laboratório, com limite de 10 pessoas por grupo.
Os agendamentos são realizados pelo telefone 3342-2295 (Ramal 205).

Nenhum comentário:

Postar um comentário