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| Foto: Reprodução |
Uma
pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todo o país mostra que
67% dos idosos são os únicos decisores sobre as compras que fazem, mas três em
cada dez (34%) afirmam sentir a falta de produtos para a terceira idade.
Entre
estes produtos e serviços, os mais citados pelos entrevistados são o celular
com teclado e telas maiores (13%), locais para diversão (12%) e roupas (11%).
Com
relação às roupas, 17% concordam que é difícil comprar, uma vez que encontram
peças ou para pessoas muito idosas ou muito jovens.
E
não são somente os produtos que os idosos têm reclamações, esclarece informação
da assessoria de imprensa do SPC Brasil/CNDL.
Sobre
as empresas e pontos de venda, também há melhorias que precisam ser feitas para
70% dos entrevistados, sendo um bom atendimento (37%), rótulos mais fáceis de
serem lidos (34%), ter bancos para descanso (29%) e sinalizações com letras maiores
(27%) as mais mencionadas.
A
pesquisa da CNDL e do SPC Brasil mapeou os desejos de consumo da terceira
idade.
Até
o fim do ano, desconsiderando compras de produtos básicos para a residência, os
entrevistados pretendem comprar roupas (29%), viagens (20%) e calçados (19%).
Mais
da metade dos entrevistados (53%) pretendem comprar produtos e/ou serviços que
demandam uma quantia financeira maior nos próximos 12 meses: viagens (19%),
eletrodomésticos (13%) e tratamentos dentários estéticos (12%).
Com
relação aos últimos 12 meses, 55% e 10% dos entrevistados fizeram viagens
nacionais e internacionais, respectivamente, geralmente pagas à vista (45%) ou
parceladas no cartão de crédito (36%).
A
escolha de um estabelecimento para fazer suas compras é feita levando em
consideração principalmente o preço (69%), a qualidade (54%) e o atendimento
(48%), e os principais locais de compra são as farmácias/drogarias (49%), lojas
de rua/bairro (41%) e lojas de shoppings (25%).
No
caso de serviços oferecidos em domicílio, os mais relevantes para entrevistados
são a entrega de medicamentos (63%), de compras feitas em supermercados (50%) e
de lanches ou comida (32%).
Os
meios de comunicação mais consumidos pela terceira idade são a TV aberta (80%),
rádio (50%), TV por assinatura (45%) e internet (43%).
Novelas
(54%), filmes (40%) e saúde (28%) são os tipos de conteúdo que os entrevistados
possuem mais interesse.
Foram
entrevistados 619 consumidores com idade acima de 60 anos de ambos os gêneros e
de todas as classes sociais nas 27 capitais brasileiras.
A
margem de erro é de no máximo 3,9 pontos percentuais para um intervalo de
confiança a 95%.


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