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| Foto: Reprodução |
Uma
pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com idosos acima de 60 anos
mapeou o estilo de vida dessa população e a sua relação com a tecnologia, e
mostra que mais da metade das pessoas da terceira idade (53,9%) acessam a
internet, sendo que 39,3% a utilizam diariamente e dois em cada dez (19,1%)
usam para compras online.
Os
eletroeletrônicos (51,2%), eletrodomésticos (43,1%) e viagens (41,9%) são os
itens mais comprados pela internet, frisa informação da assessoria de imprensa
do SPC Brasil/CNDL.
O
levantamento identificou que o uso de smartphones para se conectar entre os
idosos já é maior do que o de aparelhos mais tradicionais: 61,1% utilizam os
smartphones, 53,6% usam os computadores tradicionais de mesa, 37,7% o notebook
e 11,4% o tablet.
Ainda
que o smartphone seja o principal meio utilizado para se conectar, o uso de
aplicativos para esse aparelho ainda não é significativo: praticamente cinco em
cada dez pessoas entrevistadas (47,9%) possuem celular, mas não usam nenhum app
no dia a dia, contra 27% que usam.
Os
mais frequentes são os de transações bancárias (11,8%), serviços de transporte
individual (8,4%) e de viagens (6,3%).
A
pesquisa mostra que entre as principais motivações para o uso da internet estão
o relacionamento com familiares (62,9%), amigos (59,8%), a busca por notícias
sobre economia, política, esportes e moda (47,8%), e informações sobre produtos
e serviços (43,0%).
Entre
as redes sociais e aplicativos de celular mais utilizados pelas pessoas da
terceira idade estão o Facebook (77,3%), o WhatsApp (73,5%) e o Youtube
(39,8%).
Acesse
a íntegra da pesquisa no link https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas.


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