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| Foto: Reprodução |
A
internet e as redes sociais são as principais ferramentas dos jovens
empreendedores brasileiros para se informarem sobre o mundo dos negócios e se
relacionarem com seu público-alvo.
Segundo
uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação
Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), para mais da metade dos jovens
empreendedores entrevistados (51,9%), o WhatsApp, aplicativo de mensagens
instantâneas, é o principal canal de comunicação com os clientes.
Em
seguida, aparecem os perfis em redes sociais como Facebook e Instagram (41,2%)
e os anúncios pagos no Facebook (26,9%), deixando para trás ferramentas
tradicionais como campanhas publicitárias (4,6%) e e-mail marketing (8,5%).
O
levantamento feito em todo o Brasil mapeou o processo de abertura da empresa,
as competências dos jovens empreendedores na condução do negócio e também as
práticas de vendas e relacionamento com os clientes.
A
pesquisa mostra que apenas 37,8% dos entrevistados declararam que investem
muito no relacionamento com os clientes.
A
presença na internet tem como principal benefício para seis em cada dez jovens
empresários a intensificação na comunicação com o público-alvo (61,7%), seguido
pela expansão da base de atuação e fazer novos clientes (43,2%).
Para
41,9%, os sites e os portais são os principais canais de informação de assuntos
relacionados à empresa dos entrevistados e o mercado em geral.
As
redes sociais foram mencionadas por 31,5%.
Já
o relacionamento com o mercado é feito por meio do contato com pessoas que
atuam no mesmo setor (53,3%), seguido por participação em feiras e exposições
(25,7%).


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