terça-feira, 3 de maio de 2016

Projeto: Escola Estadual Juscelino Kubitschek inaugurou segunda-feira o Clube de Ciências

Foto: Reprodução 
Dentro da proposta de inovar e implementar uma proposta pedagógica de incentivo à pesquisa, a Escola Estadual Juscelino Kubitschek (EEJK), na cidade do Assú, realizou na noite de segunda-feira (02) a aula inaugural do projeto Clube de Ciências.
O projeto se insere na perspectiva do Programa de Ensino Médio Inovador (Proemi) e se pauta pela inserção dos estudantes em uma perspectiva de investigação cientifica.
O texto é procedente da assessoria dee comunicação da 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), sediada em Assú.
Coordenado pela professora Udsoneide Castro, a aula inaugural contou com um momento de abertura realizado pela coordenadora pedagógica da escola, professora Cássia Melo, que enalteceu a realização do projeto e discorreu sobre a importância da iniciativa para a melhoria da qualidade de ensino praticada naquele unidade educacional.
Na sequência, a professora Udsoneide Castro fez uma breve fala destacando a importância do fazer científico no ensino médio e conclamou a que toda a escola estivesse envolvida como forma de possibilitar que a construção de conhecimentos vá além das aulas teóricas praticadas no espaço da sala de aula.
O professor Francisco Costa, coordenador da Feira de Ciências no âmbito da 11ª Direc, fez uma palestra abordando o tema A Iniciação Cientifica no Ensino Médio.
O expositor abriu sua fala destacando a importância que a EEJK teve na sua formação acadêmica e teceu agradecimentos aos professores da unidade.
Em seguida traçou um percurso histórico da ciência enquanto meio de descobrir e transformar realidades sociais.
O palestrante enalteceu o trabalho de investigação cientifica na escola que a cada ano consegue colocar seus projetos em diversas feiras de ciências não apenas em nível regional em nível nacional e até internacional.
Para concluir sua fala, o coordenador da Feira de Ciências da 11ª DIREC conclamou a que todos os estudantes da escola sejam protagonistas de suas próprias histórias através da investigação cientifica.
Para finalizar a aula inaugural, os estudantes Paulo Figueiredo e Igor Rodrigues fizeram um relato de experiências acumuladas durante as suas participações nas diversas Feiras de Ciências que já tiveram a oportunidade de participar.
O Clube de Ciências da EEJK funcionará todas as segundas-feiras, no turno vespertino e tem por propósito o estímulo ao fazer cientifico de todos aqueles que se voltem à iniciação cientifica como meio de construção de conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário