sábado, 26 de setembro de 2015

CNPA: Entidade defende MPA, cobra compensações ambientais e homenageia parlamentares

Foto: Assessoria/CNPA
A Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) e o Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (CONEPE) realizaram esta semana uma grande mobilização, em Brasília, em defesa da manutenção do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e dos pleitos que tramitam no Congresso Nacional em favor do segmento, especialmente às chamadas compensações ambientais da Petrobras pelos danos causados à atividade pesqueira.
As entidades, além de apontar os avanços do segmento a partir da fundação do MPA, também realizaram homenagem às autoridades e personalidades que contribuíram para a pesca brasileira com a entrega da comenda Presidente Café Filho e o título Amigo do Pescador, segundo informação da assessoria de imprensa da CNPA.
Mais de 300 presidentes de colônias de pescadores, coordenados pelo presidente da CNPA, Abraão Lincoln, participaram da audiência pública realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal e das homenagens em Brasília.
Todos estavam atentos principalmente no debate sobre projeto que tramita no Congresso Nacional regulamentando a destinação de percentual dos royalties de petróleo para o MPA, para financiamento de programas e projetos de desenvolvimento do setor pesqueiro.
A audiência teve objetivo de alertar, explica Abraão, para os impactos causados à atividade pesqueira em decorrência da exploração e produção de petróleo.
Sobre a manutenção do MPA, ameaçado de extinção na reforma ministerial, a CNPA e o CONEPE serão recebidos na próxima semana pela presidente Dilma Rousseff (PT).
As entidades temem a extinção do órgão ministerial e vão alertar o Palácio do Planalto para o risco que esta medida representa para a economia.
O título Amigo do Pescador e a Comenda Café Filho são homenagens concedidas pela CNPA, entidade máxima representativa dos pescadores brasileiros, a todos os atores que prestaram relevantes serviços à pesca nacional contribuindo para o desenvolvimento desta atividade tradicional da economia do Brasil.
Este ano, entre os homenageados os destaques ficaram para a senadora Fátima Bezerra e o ministro Henrique Alves (PMDB), além dos senadores Valdir Raupp (PMDB), Marcelo Crivella (PRB), Ana Amélia (PP), Benedito Lira (PP), Wellington Dias (PT), Waldemir Moka (PMDB), Assis Gurgacz (PDT), os deputados federais Marcos Beltrão (PMDB) e Paulinho da Força (SDD) e do presidente nacional do PRB, Marcos Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário