quinta-feira, 2 de julho de 2015

Emater/RN: Agricultores familiares conhecem novas tecnologias para o cultivo da mandioca e macaxeira

Foto: Assessoria Emater/RN
Uma Unidade Técnica Demonstrativa (UTD) de Mandioca e macaxeira começou a ser implantada, ontem (1º de julho), na Fazenda São Francisco, no distrito de Cobé, município de Vera Cruz, na região Agreste potiguar.
A iniciativa tem como objetivo a aplicação de novas tecnologias sobre a cadeia produtiva dessas raízes, para atender às demandas do Dia de Campo durante a Festa da Mandioca que acontecerá em novembro naquela localidade.
A informação é prestada pela assessoria de imprensa do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN), na capital potiguar.
A ação é resultado da parceria do governo estadual, através da  Emater/RN, Prefeitura Municipal de Vera Cruz, Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade F3ederal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), especializada em Mandioca e Fruticultura, com sede no município de Cruz das Almas, estado da BA; além de proprietário da fazenda, Francisco Paulo da Silva.
Segundo o especialista da Embrapa, Jaeveson Silva, a UTD que ocupa uma área de cinco mil metros quadrados, serão testadas as seguintes tecnologias: formação de biomassa para forragem, adubação, manejo no controle do mato, fileira dupla de cultivares utilizando o consórcio com o milho e o feijão, cultivares de macaxeira e mecanização, 
A participação da Emater/RN na parceria, conforme o extensionista rural do escritório de Vera Cruz, Juarês Damasceno, consta da assistência técnica e acompanhamento das tecnologias desenvolvidas em todos os processos das cadeias produtivas implantadas na UTD.
A prefeitura municipal se responsabiliza pela oferta de maquinário e a aquisição de sementes, adubos e caules de macaxeira e mandioca que servirão para a produção de manivas.
Para o administrador da Fazenda São Francisco, produtor Claudio André Barbosa, as experiências implantadas no terreno, além de capacitarem os pequenos produtores proporcionarão mais produtividade às plantas ali cultivadas.
Claudio André ressalta que a produção média de farinha de mandioca é de 25 toneladas com matéria-prima obtida em cerca de 20 hectares de terra.
A produção semanal varia entre sete e dez toneladas.
O escoamento acontece através da exportação para os estados de PE e CE e a venda em feiras livres de municípios da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário