terça-feira, 28 de julho de 2015

Ato: Governador sanciona Lei da Transparência no âmbito estadual

Foto: Reprodução
O Governador Robinson Faria (PSD) sancionou, nesta segunda-feira (27), a Lei nº 9.963 – chamada Lei da Transparência – que regulamenta a divulgação das  informações no âmbito do Poder Executivo do RN.
A nova Lei estadual atende as determinações da Constituição Federal e da Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 referentes à publicidade e disponibilidade de informações sobre a aplicação dos recursos públicos para o amplo conhecimento da população.
A notícia é produzida pela assessoria de comunicação social do governo do estado.  
De acordo com a regulamentação, as informações serão divulgadas no Portal da Transparência do governo estadual de forma a permitir os conhecimentos referentes à execução, acompanhamento e resultados dos programas, projetos e ações desenvolvidos pelos órgãos e entidades públicas.
O texto estipula que serão ainda divulgadas informações sobre os resultados de inspeções, auditorias e prestações de contas tomadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo as prestações de contas relativas a exercícios anteriores.
Ficam submetidos à Lei nº 9.963 os órgãos públicos da administração direta, as autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista, as empresas públicas que vierem a ser criadas e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo Poder Executivo do estado do RN.
Também se submetem à nova Lei as entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos do Orçamento estadual ou subvenções sociais, contratos de gestão, termos de parceria, convênios, acordos, ajustes ou instrumentos semelhantes.
A Controladoria-Geral do Estado do RN (Control/RN) é o órgão responsável por manter e atualizar o Portal da Transparência com dados enviados pelos diversos órgãos da administração pública.
O acesso às informações poderá ser feito por qualquer pessoa, através do Portal da Transparência.
Para tanto é preciso se identificar e especificar as informações desejadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário