terça-feira, 22 de julho de 2014

Eleições 2014: Presidente Dilma costura acordo com evangélicos para pleito

Dilma Rousseff
O comando da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) está preocupado com o voto evangélico, um eleitorado que representa 22,2% da população, ou 42,3 milhões de brasileiros, segundo o último Censo do IBGE.
A avaliação interna é que Dilma não cultivou os laços com o segmento, e agora será mais difícil conquistar esse eleitorado, sobretudo diante da candidatura de um de seus representantes, o Pastor Everaldo Pereira (PSC), da Assembleia de Deus.
A reportagem é de Andrea Jubé e Bruno Peres, publicada pelo jornal Valor.
Na última eleição, uma onda de boatos de que a petista defenderia a legalização do aborto no país e a união civil entre pessoas do mesmo sexo é apontada por dilmistas como um dos fatores que impediu a vitória no primeiro turno.
Naquele ano, um grupo arregimentado às pressas pelo ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, se uniu para declarar apoio a Dilma no segundo turno.
Em troca, ela teve de assinar um documento comprometendo-se com o direito à vida e a não apoiar a união civil entre homossexuais.
O grupo era formado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e pelo bispo Robson Rodovalho, ambos da Sara Nossa Terra; pelo bispo Manoel Ferreira, da Assembleia de Deus de Madureira; pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), ex-bispo da Igreja Universal do Reino de Deus; pelo senador Magno Malta (PR-ES), da Assembleia de Deus; pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), da Igreja Batista, entre outros.
Agora, entretanto, o grupo se dispersou e a maioria não deve reiterar o apoio a Dilma.
A determinação da cúpula dilmista é restabelecer o quanto antes o diálogo com os fiéis.
Gilberto Carvalho e Crivella foram escalados para a missão.
Ambos reuniram-se há um mês para discutir o assunto com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
Ficou acertado que Dilma receberá lideranças evangélicas nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário