sexta-feira, 27 de junho de 2014

CartaCapital: Horário eleitoral ‘gratuito’ é pago e sem transparência

Emissoras de televisão e rádio deixaram de pagar ao menos 3,57 bilhões de reais de impostos nos últimos 12 anos para exibirem o horário eleitoral gratuito.
Mas não é possível saber qual o tamanho do benefício de cada rede, segundo reportagem de Piero Locatelli, publicada por CartaCapital.
CartaCapital solicitou à Receita Federal os valores, discriminados por emissora e ano, mas o órgão negou a divulgação desta informação.
Emissoras de rádio e televisão ganham para ceder espaço de televisão a candidatos e partidos – em ano eleitoral – e a partidos – em todos os anos.
O benefício não é cedido diretamente pelo governo, mas por meio de impostos sobre o lucro que deixam de ser pagos à Receita Federal.
No Brasil, partidos e candidatos não podem comprar espaço publicitário na televisão como empresas fazem.
Políticos podem anunciar somente em horários predeterminados, calculados a partir do tamanho de cada bancada no Congresso Nacional.
O benefício recebido pelas emissoras é calculado, no entanto, a partir das tabelas de publicidade destes veículos.
O governo paga 80% do valor que uma empresa pagaria pelo tempo em que as inserções são feitas.
É como se o governo anunciasse no tempo cedido às emissoras.
Da Rede Globo a uma rádio no interior de qualquer Estado, todas são beneficiadas.
Conforme a reportagem, o uso do termo “gratuito” esconde, assim, a realidade de que o governo paga este espaço na televisão e no rádio.

Ano - Valor da isenção

2002 - R$ 121,5 milhões
2003 - R$ 174,1 milhões
2004 - R$ 238,6 milhões
2005 - R$ 283,5 milhões
2006 - R$ 494,6 milhões
2007 - R$ 150,7 milhões
2008 - R$ 420,4 milhões
2009 - R$ 201,1 milhões
2010 - R$ 604,3 milhões
2011 - R$ 207,2 milhões
2012 - R$ 436,3 milhões
2013 - R$ 239,7 milhões

Total - R$ 3,572 bilhões

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