quarta-feira, 9 de abril de 2014

Manifesto: Nordestão da 5ª Semana Social Brasileira concluiu com publicação de carta aberta

As Pastorais Sociais dos cinco regionais do Nordeste realizaram, entre os dias 04 e 06 de abril, em Lagoa Seca (PB), o Nordestão da 5ª Semana Social Brasileira (SSB).
Representações de quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, ribeirinhos, camponeses, catadores de materiais recicláveis, juventudes, movimento negro, movimento de mulheres, atingidos por grandes empreendimentos, sem-terra, sem-teto, população de rua, igrejas cristãs e de religiões de matriz africana partilharam os desdobramentos da 5ª SSB e publicaram uma carta com as conclusões do encontro, que teve o tema O Nordeste que temos. E o Nordeste que queremos.
Após resgate histórico, os participantes fizeram uma análise de conjuntura, em especial do Nordeste, conforme reportagem publicada pelo Instituto Humanitas Unisinos.
Com a metodologia de mini plenárias, partilharam experiências da busca pela construção de uma região em que o Estado esteja a serviço de todos.
Na carta final do encontro, são apresentadas duas listas.
Uma de repúdio às estruturas que, segundo as Pastorais Sociais, impedem um Estado plenamente a serviço de todos.
A outra lista traz a exigência da efetivação e ampliação dos direitos, com o comprometimento no controle social das políticas públicas e afirmações de alternativas mais justas para a construção do Estado que desejam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário