segunda-feira, 14 de abril de 2014

Meio Ambiente: IPCC cobra mais rapidez na adoção de combustíveis limpos

Cientistas e representantes políticos do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas exortaram líderes mundiais a acelerarem a adoção de combustíveis limpos, sob pena de ser impossível limitar os efeitos nocivos do aquecimento global.
A mensagem foi transmitida no relatório divulgado domingo (13), em Berlim, Alemanha, que adverte: nunca se emitiu tanto dióxido de carbono (CO²) e outros gases de efeito estufa na atmosfera como no Século XXI.
A reportagem é de Andrei Netto, publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (14).
O documento foi aprovado após seis dias de intensos debates sobre as formas de mitigar, ou seja, de reduzir o impacto das mudanças climáticas.
Segundo o texto, produzido a partir da síntese elaborada por 235 autores de 58 países, o nível de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera continuou a crescer entre 1970 e 2010, a despeito de todos os alertas feitos pela comunidade científica.
E o problema se acelera: entre 1970 e 2000, o crescimento médio das emissões foi de 1,3% por ano, enquanto entre 2000 e 2010 saltou para 2,2% por ano.
O IPCC afirma que "cerca da metade das emissões antropogênicas (feitas pela ação humana) de CO² entre 1750 e 2010 aconteceram nos últimos 40 anos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário