O
Ministério do Turismo (MTur) inicia o ano da Copa do Mundo com a distribuição
de 150 mil peças de material publicitário para a campanha “Proteja – não desvie o olhar”.
A
ação estimula a população a denunciar casos de exploração sexual de crianças e
adolescentes pelo telefone, o Disque 100.
Cartazes,
folhetos e adesivos serão distribuídos em bares, hotéis, Centros de Atendimento
ao Turista, rodoviárias e aeroportos de todo o Brasil.
No
carnaval e durante os jogos da Copa do Mundo, a campanha será reforçada, segundo a assessoria de comunicação do órgão federal.
De
acordo com a Rede Global de Proteção às Crianças, o crescimento do turismo pode
levar a índices maiores de exploração sexual de crianças.
Segundo
a organização, 76% das crianças exploradas sexualmente são menores de 10 anos.
No
Brasil, a exploração sexual de crianças e adolescentes ocorre principalmente
nas regiões de praia, nas fronteiras estaduais e internacionais.
O
Estado que apresenta o maior número de denúncias é o RJ (1.951), seguido da BA
(1.942) e de SP (1.826).
Os
dados são do Ministério da Justiça, de 2012, quando foram registradas 18,3 mil
denúncias.


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