domingo, 8 de dezembro de 2013

Ipanguaçu: Sucessão na Câmara vivencia série de lances nos bastidores

"Geraldo Paulino"
Notícias que procedem do vizinho município de Ipanguaçu indicam que é de permanente ebulição o clima na política local por conta da expectativa de precipitação do processo eleitoral interno da Câmara de Vereadores.
Uma fonte relatou, extraoficialmente, que em pelo menos duas oportunidades houve a tentativa de realizar a eleição para a escolha da mesa diretora do Legislativo no biênio 2015-2016, com o atual presidente vereador Francisco Geraldo de Paula Lopes, “Geraldo Paulino” (PT), concorrendo à reeleição.
Foi contado ao blog que em ambos os instantes o propósito se frustrou, primeiro por inexistência de quórum que legitimasse a votação e, depois, graças a um mandado de segurança judicial impetrado pela assessoria jurídica da vereadora Marluce Araújo, “Marluce de Cocó” (PMDB).
Por trás da aparente ânsia de antecipar a sucessão interna do parlamento municipal está a possibilidade de manutenção, na instância do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Natal, da decisão da juíza Aline Daniele Belém Cordeiro Lucas, da 29ª Zona Eleitoral, em Assú, que cassou o mandato do prefeito Leonardo Oliveira (PT), do vice Josimar Lopes (PSB) e da vereadora Luzineide Cavalcante (PSD) – todos com mandato mantido por recurso na Justiça Eleitoral.
Se a decisão em primeira instância for corroborada pelo TRE, fatalmente a recomendação do órgão eleitoral será que o presidente da Câmara assuma a chefia do Executivo até a realização de nova disputa pelo voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário