quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Em SP: Cidades com menos de 50 mil habitantes estão menos protegidas

Dados da Secretária de Segurança Pública do Estado de SP revelam o avanço da criminalidade em cidades com menos de 50 mil habitantes.
De 32 municípios deste porte, 18 (56%) tiveram, em nove meses deste ano, mais casos de furtos e roubos que o registrado em 2012 inteiro, segundo indicadores que estão sendo divulgados pela organização não governamental Movimento Viva Brasil.
O índice de roubos aumentou nos seguintes municípios: Tuiuti (700%), Lindoia (100%), Santo Antônio de Posse (77%), Ipeúna (72%), Socorro (60%), Espírito Santo do Pinhal (50%), Cordeirópolis (17%), Capivari (15%) e Elias Fausto (3%).
Já os roubos de veículos cresceram em Engenheiro Coelho (20%), Socorro (20%), Capivari (12%) e Louveira (12%).
Em Saltinho (SP), foram registrados 96% mais furtos este ano em relação a 2012 e em Santo Antônio de Posse (SP), 16%.
Os dados demonstram que a criminalidade e o problema com a segurança pública não estão mais restritos aos grandes centros e não são mais questões exclusivas das cidades populosas.
Segundo o especialista em segurança pública e presidente da organização não governamental Movimento Viva Brasil, Benê Barbosa, nos municípios com mais de 500 mil habitantes o policiamento é intensificado, tanto de Guardas Municipais como das Polícias Estaduais, consequentemente, ocorre a migração dos criminosos para municípios menores onde há menor policiamento.
Para Barbosa, é importante também considerar que a Lei nº 10.826/2003, mais conhecida como Estatuto do Desarmamento, proíbe o uso e porte de armas por Guardas Municipais nos municípios com menos de 50 mil habitantes.
A proporção do efetivo da Polícia Militar ou Polícia Civil é de certa forma vinculada a quantidade de habitantes, com isso quanto menor o município maior a atuação da Guarda Municipal no combate ao crime. Estes profissionais são obrigados a atuar no sistema de segurança pública desarmados”, afirma Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário