sábado, 6 de julho de 2013

Portal do ITR: Municípios conveniados já podem se habilitar

Os municípios conveniados do Imposto Territorial Rural (ITR) já podem verificar o passo a passo da Receita Federal do Brasil (RFB) de como se habilitar para ter acesso ao Portal do ITR.
O primeiro passo é acessar portal e-CAC no site da Receita com o certificado e-CNPJ da prefeitura, e preencher o formulário com os dados do responsável legal pela Prefeitura, conforme registrado no sistema de cadastro da Receita Federal - responsável perante o CNPJ da Prefeitura.
A partir deste cadastro, o responsável legal está apto para acessar o Portal ITR, que neste caso poderá utilizar seu e-CPF, e solicitar a habilitação dos servidores, para acesso aos módulos Imóvel Rural, Cobrança e Fiscalização.
Concluídos os procedimentos previstos no passo a passo, o aplicativo possibilitará a geração da "Solicitação de Habilitação" em arquivo formato PDF.
A informação é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O documento deverá ser impresso, assinado pelo responsável legal e enviado para a unidade da Receita mais próxima do município, acompanhado de ofício e cópia do certificado de conclusão e aprovação no treinamento fornecido pela Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf).
A Receita Federal comunicará à Prefeitura, por meio de ofício, se as solicitações de habilitação foram aceitas ou não.
A Prefeitura poderá consultar o andamento da solicitação encaminhada por meio do Portal ITR.
Os servidores do município deverão possuir e-CPF para acessar e trabalhar no Portal ITR - Municípios Conveniados.

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