sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ecologia: Pesquisa mapeia espécies mais ameaçadas e distintas

Um grupo de pesquisadores ligados à Sociedade Zoológica de Londres (ZSL), Inglaterra, mapeou as espécies de mamíferos e anfíbios mais distintas e ameaçadas do mundo.
O projeto EDGE (sigla em inglês para Evolucionariamente Distinto e Globalmente Ameaçado) foi desenvolvido pela ZSL para indicar as espécies que não somente estão sob ameaça de extinção quanto são biologicamente distintas.
A reportagem é da BBC Brasil.
Os cientistas prepararam um ranking baseado nessas duas variáveis.
Segundo os pesquisadores, quanto mais alto a posição da espécie no ranking, maior seria a perda gerada por sua extinção em termos de história evolutiva.
O projeto também colocou em um mapa a localização dessas espécies ameaçadas.
O mapa preparado pelo estudo chama a atenção para o fato de que somente uma fração das áreas identificadas como críticas para a proteção dessas espécies são protegidas.
Entre as centenas de espécies indicadas pelo projeto estão 26 mamíferos e 14 anfíbios encontrados no Brasil.
Os mamíferos brasileiros com as posições mais altas no ranking do projeto EDGE são o bicho-preguiça de coleira (Bradypus torquatus), na 61ª posição do ranking, o preá Cavia intermedia (Cavia intermedia), na 68ª, e o peixe-boi-marinho (Trichechus inunguis), na 70ª.
Entre os anfíbios, a rã do rio Mutum (Dasypops schirchi) é a espécie brasileira com posição mais alta no ranking (145ª).
O ranking traz três espécies de équidnas (animal coberto de espinhos e com características de répteis, aves e mamíferos) empatadas na primeira posição do ranking: a équidna-de-barton (Zaglossus bartoni), a équidna-de-attenborough (Zaglossus bruijnii), e a équidna-de-bico-longo (Zaglossus bruijnii), todas encontradas na ilha de Nova Guiné, dividida entre a Indonésia e Papua Nova Guiné.

Nenhum comentário:

Postar um comentário