quinta-feira, 18 de abril de 2013

Blog levanta informações sobre contratos emergenciais

O editor do blog Máfia do Lixo, administrador Ênio Noronha Raffin, realizou uma pesquisa visando conhecer os municípios no Brasil que se utilizam da contratação emergencial para operar a coleta de lixo domiciliar e outros serviços de limpeza urbana.
É sabido, que antecipadamente ao encerramento de um contrato na área do lixo, cabe a autoridade municipal tomar todas as providências para realizar uma licitação pública, uma concorrência, para que seja a mesma concluída antes da data final do instrumento contratual em vigor.
Isso impede que o serviço sofra uma descontinuidade.
Não há como aceitar que se façam contratos de emergência na área do lixo, visto que são considerados serviços essenciais e necessitam de planejamento prévio.
O cronograma de trabalho de uma licitação pública deve iniciar com bastante antecedência, até porque há imbróglios na Justiça, promovidos pelas empresas de limpeza urbana e ambiental, que buscam se manterem na concorrência ou mesmo com o objetivo de inviabilizarem seus concorrentes, ou mesmo em “melar” o procedimento concorrencial.
A autoridade municipal se obriga a considerar esse tempo no cronograma de trabalho da comissão de licitação, caso contrário poderá ter que promover uma contratação sem licitação pública.
A pesquisa utilizou a base populacional do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para mapear os municípios brasileiros que contrataram, sem licitação pública, dito por emergência, empresas que atuam no mercado de limpeza urbana e meio ambiente.
O estudo considerou apenas os municípios com população acima de 50.001 habitantes, o que nessa condição o Censo IBGE informa que o Brasil possui o total de 584 cidades.
Dessas 584 cidades com população acima de 50.001 habitantes, foram encontradas em uma amostra o total de 17 municípios no Brasil que operam a coleta de lixo, ou algum serviço de limpeza urbana de forma emergencial, cujos contratos foram realizados sem licitação pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário