![]() |
| Foto: Reprodução |
O
número de candidatas eleitas prefeitas em 2016 ainda deixa insatisfeitas as
mulheres que lutam por participação na esfera política formal.
Até
o momento, 11,6% das prefeituras foram conquistadas por mulheres este ano,
segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), registra informação da repórter Jéssica
Vasconcelos, da agência S & L Comunicação,
na capital federal.
A
série histórica do TSE mostra que, na média nacional, as candidatas do sexo
feminino alcançaram 7,4% das prefeituras em 2004, 9,4% em 2008, e 11,8% em
2012.
As
regiões Norte e Nordeste foram as que mais elegeram prefeitas em 2016.
Dos
dez Estados com mais candidatas vitoriosas, nove são dessas regiões.
O
destaque é o RN, que terá 28% dos municípios governados por mulheres no ano que
vem.
Já
na outra ponta do país, os resultados são baixos.
Nos
estados do RS, MG, PR e ES, as
mulheres venceram as eleições em menos de 8% das cidades.
Apesar
do destaque no Norte e Nordeste brasileiros, SP é o Estado onde, em números
absolutos, há o maior número de mulheres eleitas às prefeituras: 72 candidatas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário