De
acordo com um levantamento realizado em todas as capitais pelo Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas (CNDL), três em cada dez (30%) consumidores já venderam o ticket
refeição que recebem de seu empregador, mesmo que ocasionalmente (15%).
Para
14%, essa é uma prática frequente, cita informação da assessoria de imprensa do
SPC Brasil e da CNDL.
Os
que declararam nunca recorrer a essa prática somam 44% dos entrevistados, ao
passo que 26% não recebem o benefício.
O
levantamento demonstra que há uma série de razões para explicar esse
comportamento de vender o ticket refeição, todas elas ligadas de alguma forma a
necessidade de consumir ou aumentar a renda pessoal.
Na
avaliação dos próprios entrevistados, 29% tomam essa atitude para complementar
a renda e 25% para realizar compras no dia a dia.
Outros
22% o fazem para pagar contas ou dívidas e 22% poupam o dinheiro que recebem em
troca.
38%
extrapolam gastos com ticket e quase metade admite usá-lo com finalidades além
do almoço em dias de trabalho
O
mesmo estudo ainda mostra que parte considerável dos trabalhadores não exerce
qualquer controle sobre o uso do vale refeição ou vale alimentação.
Mais
de um terço dos consumidores (36%) não costuma analisar os gastos que fazem com
esse benefício contra 39% que são mais cuidadosos nesse sentido.
Reflexo
dessa falta de controle, muitos chegam ao fim do mês com o saldo do ticket
refeição zerado.
De
acordo com o levantamento, 17% dos consumidores extrapolam com frequência o
valor que recebem por mês e 21% as vezes incorrem nesse tipo de comportamento.
Os
que sempre gastam o valor dentro do limite estabelecido somam 39% da amostra.
Em
cada dez que extrapolam o valor do vale refeição, três (30%) justificam que a
quantia recebida é muito baixa se comparada ao preço médio dos restaurantes na
região em que trabalham.
Outra
constatação é que 49% dos entrevistados gastam, ainda que ocasionalmente, o
valor do ticket refeição com outras finalidades além do almoço nos dias de
expediente, como café da manhã e lanches em padarias, saídas aos fins de
semana, entre outros gastos relacionados ao lazer, e por isto o valor acaba
antes do fim do mês.
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