terça-feira, 1 de outubro de 2013

Uern: Governadora e nova reitoria da instituição realizaram primeira reunião

Pedro Fernandes e Rosalba Ciarlini
A nova reitoria da Universidade do Estado do RN (Uern) realizou, nesta segunda-feira (30), a primeira reunião com a nova diretoria e técnicos da instituição, realizada na Reitoria, em Mossoró. 
A reunião teve a presença da governadora Rosalba Ciarlini, que também é chanceler da instituição, do reitor, Pedro Fernandes, e do vice-reitor, Aldo Gondim, segundo relato proveniente da assessoria de comunicação do Governo.
No encontro, foram discutidas medidas para manter o crescimento da Universidade como o aumento do número de vagas de 26 para 60 no curso de Medicina, a parceria entre a instituição e a Escola de Governo, o investimento para a ampliação dos campi e a união da bancada federal na destinação de emendas coletivas para o fortalecimento da Universidade.
O repasse oriundo das emendas para a Uern foi feito no ano passado pela governadora Rosalba Ciarlini, que tem poder de escolha de dois projetos propostos pela bancada.
A governadora garantiu ainda o apoio para a realização da Festival de Teatro Escolar da Uern (Festuern).
Além disso, existe um protocolo de intenções com as secretarias estaduais de Saúde, Assistência Social, e Educação e Cultura para iniciativas específicas de cada área.
Outra boa notícia da reunião foi o anúncio da governadora que destinará parte dos recursos de U$ 540 milhões, obtidos junto ao Banco Mundial, para a aquisição de um prédio para a instalação do Hospital da Mulher, que funcionará como unidade escolar materno-infantil.
Outra ação voltada para a Universidade será a destinação de ônibus que garantirão a realização das aulas de campo em várias regiões do RN, permitindo uma rede de mobilidade intermunicipal, garantindo que alunos de outros municípios possam realizar um intercâmbio de conhecimento.
Ainda na pauta, o grupo discutiu a autonomia financeira da instituição e a governadora Rosalba Ciarlini ressaltou que é contra a federalização da instituição, mas que lutará por recursos federais para manter o desenvolvimento da Universidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário