sexta-feira, 26 de maio de 2017

Dnocs: MPF/RN e MPRN acionam autarquia para evitar crise hídrica em Currais Novos e Acari

Imagem: Ilustração
O Ministério Público Federal (MPF) em Caicó e o Ministério Público do RN (MPRN) ingressaram com uma Ação Civil Pública, incluindo pedido de liminar, para que o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) entregue provisoriamente as obras da adutora emergencial Serra de Santana-Currais Novos e Acari, permitindo que sejam iniciados os testes e o consequente abastecimento da população.
Os moradores das duas cidades e de áreas próximas dependem do funcionamento dessa adutora para não sofrerem com uma iminente crise hídrica, que deve ter início já neste mês de junho, destaca informação da assessoria de imprensa do MPF potiguar, em Natal.
A obra se iniciou em 2014 e estava prevista para ser concluída em dezembro de 2015.
O contrato foi aditado 11 vezes e a previsão atual de conclusão seria a próxima quinta-feira (1º), mas ainda não foram iniciados sequer os testes do sistema, que levará água da Barragem engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Açude Dourados, em Currais Novos.
Dentre os pedidos da ação, assinada pela procuradora da República Maria Clara Lucena e a promotora de Justiça Mariana Barbalho, está a entrega provisória dos trechos já concluídos da adutora, “em condições plenas de operabilidade para início da realização de testes”.
O Ministério Público defende que tais testes sejam realizados o mais rapidamente possível e em conjunto com a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e a empresa construtora, Gaid Construções Ltda.
Até a entrega definitiva da obra, a ação requer a apresentação de relatórios detalhados sobre o andamento dos trabalhos, de modo a permitir que o MPF possa fiscalizar tais informações, em conjunto com o 1º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército Brasileiro, situado em Caicó.
MPF e MPRN pedem ainda da Justiça a fixação de uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento por parte do Dnocs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário