quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ipea: Brasil tem mais engenheiros que médicos, diz pesquisa

A falta de médicos em determinadas regiões do país foi constatada na pesquisa Cidades em Movimento: Desafios e Políticas Públicas, divulgado segunda-feira (02) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Feita com base no Censo 2010, mostra que, proporcionalmente, em relação ao número de habitantes, o país tem mais engenheiros que médicos.
A reportagem foi publicada pela Agência Brasil.
Além de apresentar mapas com as regiões mais carentes de médicos, o estudo revela que para cada engenheiro a proporção é 267,62 habitantes.
Já para cada médico, são 701,61 pessoas na média nacional.
A proporção é menor no MA, no AP e no PA, onde são, respectivamente, um profissional de saúde para cada grupo de 2,3 mil, 1,9 mil e 1,5 mil pessoas.
"São quase três vezes mais engenheiros que médicos no país", reforçou o presidente do Ipea, Marcelo Neri, ao divulgar dados antecipados da pesquisa no RJ.
A relação é um médico no MA para cada nove médicos em SP.
No MA, no PI e em RR, os engenheiros também são mais escassos que nos demais Estados do país, sendo um para cada grupo de 1,2 mil, 1,1 mil e mil pessoas.
Coincidentemente, por outro lado, os Estados com mais engenheiros e médicos são SP, RJ e DF.
Segundo a pesquisa, as profissões foram quantificadas por serem fundamentais ao desenvolvimento do país e foco de políticas públicas federais como os programas Mais Médicos, do Ministério da Saúde, e o Ciência Sem Fronteiras, coordenado em conjunto pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário