terça-feira, 22 de dezembro de 2020

UFRN: Perfil mais jovem de infectados traz riscos a idosos durante festas de fim de ano

Imagem: Reprodução
Com a chegada das festas do fim de um ano marcado pela pandemia de COVID-19, reunir familiares para as tradicionais ceias natalinas e de réveillon, segundo um estudo (veja AQUI) realizado por pesquisadores da Universidade Federal do RN (UFRN), pode ser uma atividade perigosa.
A avaliação se dá, sobretudo, pelo novo perfil de infectados identificado, que hoje é quatro anos mais jovem do que o apresentado em julho de 2020.
Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) Contínua, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do terceiro trimestre de 2020, em cerca de 147 mil domicílios potiguares (12,2% do total) há idosos residindo com jovens de 18 a 35 anos. 
Isso aumenta o risco de contaminação, especialmente pelo fato de que, segundo relatórios da Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN (Sesap/RN), a população jovem corresponde a quase a metade de casos de COVID-19 atualmente (46,5%), observa informação da assessoria de comunicação social da UFRN, na capital do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário