sábado, 17 de novembro de 2018

FPM: Valores correspondentes à segunda parcela de novembro serão creditados terça-feira

Imagem: Ilustração
O repassa referente ao segundo decêndio do mês de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será creditado na próxima terça-feira (20).
Comparado com o mesmo decêndio do ano passado, o valor será 25,88% maior, sem considerar os efeitos da inflação, cita a informação veiculada pelo site da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O repasse aos municípios será de quase R$ 758 milhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de mais de R$ 947 milhões.
No segundo decêndio, a base de cálculo é dos dias 1º a 10 do mês corrente. Esse decêndio geralmente é o menor do mês e representa em torno de 20% do valor esperado para o mês inteiro.
Quando o valor do repasse é deflacionado, levando-se em conta a inflação do período, comparado ao mesmo período do ano anterior, o crescimento é de 20,73%, de acordo com os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
No ano, o FPM acumula crescimento de 7,79% em termos nominais.
Ressalta-se que esse montante leva em consideração o repasse de 1% de julho, previsto na Emenda Constitucional nº 84/2014.
Ao considerar o comportamento da inflação, observa-se que o FPM acumulado em 2018 aumentou 4,04% em relação ao mesmo período de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário