sexta-feira, 20 de setembro de 2019

TCE Inova: Projeto do TCE/RN debate importância da jurimetria para o controle externo

Imagem: Reprodução
O Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE/RN) realizou quarta (18) a segunda edição do projeto TCE Inova.
O tema abordado foi a Jurimetria e Administração nos Tribunais  e contou com a participação de  Marcelo Guedes Nunes, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de SP, coordenador do Observatório da Insolvência e do Observatório Societário da citada instituição acadêmica, além de diretor-presidente da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), entidade pioneira na América Latina na aplicação de métodos quantitativos no estudo do Direito.
Estiveram presentes no evento o presidente do TCE potiguar, conselheiro Poti Júnior, o diretor da Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira, conselheiro Tarcísio Costa, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Thiago Martins Guterres.
O professor Marcelo Guedes iniciou a palestra apresentando a disciplina de jurimetria, explicando como ela funciona e sua importância, frisando que é uma disciplina empírico-quantitativa com coleta de dados, descrevendo a realidade de como as coisas estão realmente acontecendo, trazendo uma estatística geral do direito.
No decorrer da palestra foi apresentada uma pesquisa relativa à taxa de reversão de processos penais, realizada no estado de SP, a qual destaca a proporção de pedidos de apelações negadas e acolhidas pelas varas de penais da comarca.
Ao final da sua fala, o professor Marcelo Guedes ressaltou que o uso da ferramenta é um meio de aperfeiçoar o trabalho do controle externo e da Justiça.
Conforme informação do portal virtual do TCE/RN, o projeto TCE Inova é realizado em parceria entre o MPC e a Escola de Contas Severino Lopes de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário