sábado, 11 de agosto de 2018

TCE/RN: Presidência do Tribunal lança Índice de Efetividade da Gestão Estadual

Imagem: Jorge Filho/TCE
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE/RN), conselheiro Gilberto Jales, lançou na última quinta-feira (09) o Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE), que afere resultados das ações governamentais a partir dos impactos das políticas públicas na vida dos cidadãos. 
Trata-se da mesma metodologia do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que será aplicada pela primeira vez no âmbito do estado, registra informação postada por meio do portal virtual do TCE potiguar.
A reunião de lançamento do IEGE contou com a participação dos secretários estaduais das áreas de Saúde, Pedro Cavalcanti; Segurança Pública e Defesa Social, Sheyla Freitas, e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, além do chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Alexandre Santos de Azevedo, e a representante da Secretaria de Educação e Cultura, Marise Guimarães.
As dimensões avaliadas pelo índice são: Planejamento, Gestão Fiscal, Educação, Saúde, Segurança, meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
Na ocasião, foi apresentada a metodologia utilizada, os objetivos da iniciativa e os resultados esperados.
Os Indicadores serão apurados anualmente por meio do instrumento de fiscalização do controle externo, o qual se desenvolverá mediante aplicação de questionário eletrônico, que foram formulados no âmbito da Rede Nacional de Indicadores (Indicon), sob coordenação do Instituto Rui Barbosa.
Com a apuração dos dados e feitas as analises, a perspectiva é que os resultados, com o nível de adequação da afetividade, sejam apresentados até o final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário