domingo, 12 de agosto de 2018

Prevenção: Equipes de Atenção Básica sequenciam ações de busca ativa na saúde

Na busca ativa por casos suspeitos de hepatites virais, sífilis e HIV, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Assú, através das equipes de Atenção Básica, prossegue realizando periodicamente contato mais próximo com os pacientes que buscavam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendimento nas mais diversas necessidades.
A secretária Viviane Lima afirma que o diálogo com os usuários ressalta a importância da procura de atendimento médico com quaisquer sintomas que possam indicar as doenças.
O trabalho de busca ativa é fundamental na medida em que pode contribuir para diagnosticar o problema ainda no começo e imediatamente iniciar o tratamento.
A secretária registra que a prática é relevante pelo fato de oportunizar que todos os olhares estarem focados nos sintomas que levam à correta identificação das condições de saúde do indivíduo.
Desde a visita do Agente Comunitário de Saúde até a consulta com o médico, todos os pacientes são avaliados e qualquer sintoma é observado e realizado o tratamento adequado.
Imagens: Reprodução/Assessoria
Na ação, explica a secretária de Saúde, são realizados testes rápidos e palestras educativas sobre a prevenção às doenças.
Nosso objetivo é prevenir para que não surjam novos casos, nem de hepatites virais, sífilis ou HIV, e nem de outras doenças”, reiterou Viviane Lima.
A secretária municipal de Saúde solicita das pessoas que apresentem qualquer um dos sintomas que se assemelhem às doenças mencionadas, ou porventura outras, que procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência e buscar o diagnóstico certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário