quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Brasília: TSE lança nesta quinta-feira exposição sobre a história das eleições

Imagem: Reprodução/TSE
A exposição “Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade” será inaugurada nesta quinta-feira (09), às 10h30, no Museu do Voto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
A mostra, de curadoria da Secretaria de Gestão da Informação (SGI), tem como objetivo explicar como foram realizadas as eleições no Brasil da Colônia até a República, destaca informação publicada pelo portal do TSE.   
A abertura contará com a presença do presidente da Corte Eleitoral, ministro Luiz Fux, bem como de ministros e servidores do órgão. 
A exposição conta com três nichos.
O primeiro é sobre o “Voto D’Além Mar” (1532-1822) e mostra como ocorriam as eleições durante o período Colonial, quem eram os eleitores e como eram escolhidos.
O segundo nicho, intitulado “O Voto nos Tempos do Imperador” (1822-1889), mostra, entre vários outros temas, como era o processo eleitoral durante o Império e quem podia votar e ser votado na época.
O terceiro e último nicho trata do “Período Republicano Brasileiro” (1889 até os dias atuais), marcado por distintos contextos políticos, sociais e econômicos.
Nesses quase 130 anos, democracias alternaram-se com regimes ditatoriais, o que contribuiu para que o direito de votar e ser votado fosse garantido em alguns momentos e vetado em outros.
A exposição é gratuita e as visitas guiadas deverão ser previamente agendadas pelo e-mail museu@tse.jus.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário