quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

UFRN: Selecionados no Instituto Serrapilheira apresentam demandas para pesquisas

Imagem: Cícero Oliveira/Assecom UFRN
Pesquisadores da Universidade Federal do RN (UFRN) selecionados para financiamento do Instituto Serrapilheira foram recebidos na manhã desta quarta-feira (17), pelo reitor em exercício da instituição, José Daniel Diniz Melo.
Os cinco professores apresentaram demandas de recursos humanos, técnicos e administrativos necessárias para o desenvolvimento das pesquisas no primeiro ano de fomento, com foco em conquistar mais três anos de financiamento na segunda fase da seleção.
A notícia é de Marina Gadelha, da assessoria de comunicação da Universidade, na capital do estado.
Os professores integram o grupo contemplado pela primeira chamada do Instituto Serrapilheira, recém-criada instituição privada que escolheu 65 de 1.955 propostas recebidas de 331 instituições brasileiras.
A conquista garantiu financiamento de até R$ 100 mil por um ano para cada pesquisa, com a chance de estender o apoio para R$ 1 milhão na segunda seleção, realizada no final de 2018.
No total, cinco pesquisas da UFRN estão entre as 65 selecionadas na primeira chamada do Instituto Serrapilheira, propostas pelos professores Ana Carolina Luchiari, do Departamento de Fisiologia do Centro de Biociências (CB), com o estudo que usa o peixe-zebra para avaliar os efeitos do consumo de álcool; Guilherme Ortigara Longo, do Departamento de Oceanografia do CB, pela pesquisa sobre mudanças climáticas na costa marinha brasileira; Raquel Brandt Giordani, do Departamento de Farmácia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), com o estudo da identidade molecular da caatinga; além de Tarciso André Ferreira Velho e Diego Andrés Laplagne, ambos do Instituto do Cérebro (ICe), pelas pesquisas que envolvem respectivamente gagueira e autismo, atividade cerebral e comportamento humano.
Também participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa da UFRN, Jorge Falcão; a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, Fernanda Raffin; o diretor do CB, Graco Aurélio Viana; o diretor do ICe, Sidarta Ribeiro; o chefe do Departamento de Fisiologia, Daniel Marques, e a vice-chefe do Departamento de Oceanografia e Limnologia, Maria Christina Barbosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário