quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Macau: Prefeito apresenta propostas de pagamento de salários e calendário para 2018

Imagem: Assessoria/Reprodução
Nesta quarta-feira (17) o Fórum Municipal dos Servidores de Macau foi recebido em audiência pelo prefeito Túlio Lemos com a presença do secretário de Administração e Finanças, Elias Júnior, e outros secretários do município.
Os sindicatos pautaram o encontro em cobranças do saldo de salários atrasados de 2017 e receberam três propostas do Executivo, além da garantia de um calendário de pagamento para o ano de 2018, contemplando servidores ativos e inativos.
Atendendo uma reivindicação oficializada pelo SINTE/RN, o prefeito detalhou inicialmente os gastos e receitas do FUNDEB, especificando os gastos dos 60% e 40% executados mensalmente pelo município, mostrando o déficit de quase R$ 5 milhões no ano de 2017.
Isso representou o desembolso da prefeitura de um percentual de 30% para complementar a folha da educação.   
Diante das propostas apresentadas pelo Executivo, os sindicatos mostraram-se favoráveis ao debate com as categorias e exigiram garantias para que o acordo que passe a vingar não seja quebrado pela administração municipal, que atualmente já arca com um desembolso mensal de R$ 150 mil para quitar salários atrasados de novembro e dezembro de 2016.
O gestor afirmou para o representante do SINTE/RN, Francisco de Assis, que o pagamento do terço de férias dos professores será pago junto a folha de janeiro e que o retroativo do piso salarial de 2017, dos professores ativos e inativos, correspondente aos meses de janeiro a abril, será pago em quatro parcelas, incorporadas a partir da folha de pagamento de fevereiro de 2018.
O prefeito, durante o encontro com representantes de várias categorias de servidores, foi cobrado e esclareceu que a gestão não irá tirar direitos adquiridos dos trabalhadores, citando, por exemplo, o Plano de Incentivos dos Servidores, que mesmo criado por lei, nunca foi regulamentado.
Vamos juntos buscar mecanismos para que haja progressões com ganhos e correções de eventuais distorções”, disse, conforme informação da assessoria de imprensa do Executivo.
Ao final da reunião, o secretário Elias Júnior pediu que as categorias discutam as propostas em assembleia, o mais breve possível.
Isso vai facilitar o planejamento financeiro da gestão, uma vez que já no início de fevereiro, segundo os cenários apresentados no que propomos aos servidores, o município começa a quitar o saldo de salários de 2017, no final de fevereiro, levando em consideração que a folha de janeiro será paga até o quinto dia útil de fevereiro, ou melhor, até o dia 07 de fevereiro”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário