terça-feira, 16 de janeiro de 2018

CNI: Pagamento de impostos eleva custos industriais no terceiro trimestre

Imagem: Reprodução
O indicador de custos industriais apresentou crescimento de 0,4% no terceiro trimestre de 2017, em relação ao segundo trimestre do mesmo ano, quando desconsiderados os efeitos sazonais.
O levantamento é feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), cita informação veiculada pelo site da Federação das Indústrias do Estado do RN (FIERN).
O crescimento do indicador foi puxado pela alta de 2,9% do custo tributário, de 2,5% do custo com energia e de 1,8% do custo com pessoal.
A queda do custo com produtos intermediários, tanto domésticos como importados, e do custo com capital de giro ajudaram a mitigar a alta do indicador.
No terceiro trimestre de 2017, enquanto os custos industriais cresceram 0,4%, os preços dos produtos manufaturados brasileiros caíram 0,8%, marcando o segundo trimestre consecutivo de compressão das margens de lucro da indústria.
O levantamento mostra também que, no trimestre, a indústria brasileira perdeu competitividade tanto no mercado doméstico quanto no mercado internacional, pois tanto os preços das importações em reais quanto os preços internacionais de manufaturados, também em reais, apresentaram retração, enquanto os custos industriais aumentaram 0,4%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário