domingo, 20 de agosto de 2017

Câmara Federal: Comissão de Segurança garante divulgação de imagens de presos pela imprensa

Imagem: Reprodução 
A Comissão Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, aprovou proposta que altera a Lei de Execução Penal (nº 7.210/84) para deixar claro que a exibição de imagens de presos em delegacias ou estabelecimentos prisionais pelos meios de comunicação “não configura sensacionalismo ou desrespeito à integridade moral do preso”.
Foi aprovado o Projeto de Lei nº 4.634/16, do deputado Alberto Fraga (DEM-DF), salienta informação do portal da Agência Câmara.
Ao analisar o tema, o relator na comissão, deputado Ronaldo Martins (PRB-CE), optou pelo projeto de Alberto Fraga, que tramitava apensado, e rejeitou a proposta original dos deputados do PSOL Chico Alencar (RJ), Jean Wyllys (RJ), Edmilson Rodrigues (PA) e Ivan Valente (SP) - Projeto de Lei nº 2.021/15.
O objetivo da proposta original era exatamente o oposto da aprovada, ou seja, pretendia condicionar a exibição de imagens de presos sob a custódia do Estado à prévia autorização judicial.
Segundo os deputados do PSOL, diversos programas de televisão expõem de forma sensacionalista e vexatória a imagem de presos, violando garantias constitucionais, como o princípio da dignidade da pessoa humana.
O projeto segue para análise conclusiva das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e, de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário