quarta-feira, 26 de julho de 2017

Consórcio: Gustavo Soares reafirma compromisso com saneamento básico regional em Assembleia

Fotos: Marcos Costa/Assessoria
Com a presença de mais de uma dezena de prefeitos e representantes de outros gestores que não puderam participar em razão de outros compromissos pré-agendados, ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), em Assú, no Cine Teatro Pedro Amorim, a Assembleia Geral Extraordinária do Consórcio Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu.
Outro comparecimento foi o do deputado George Soares, representando a Assembleia Legislativa Estadual.
Os trabalhos foram conduzidos pelo prefeito Gustavo Montenegro Soares, presidente da entidade; e, pelo secretário executivo do órgão e secretário de Meio Ambiente do Assú, Jonaelson Medeiros, relata informação enviada pela Secretaria de Comunicação e Ouvidoria.
Dois momentos marcaram o evento: a explanação feita pelo assessor técnico da SEMARH-Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sérgio Pinheiro, acerca da situação atual do colegiado intermunicipal e o que ainda é preciso encaminhar para a efetiva implementação do projeto de saneamento básico que abrangerá 23 municípios; e, a eleição da nova diretoria do Consórcio, sendo escolhido para ocupar a presidência – sucedendo ao prefeito Gustavo Soares – o prefeito de Carnaubais, Thiago Meira Mangueira.
A diretoria ainda reúne os prefeitos Josivan Bibiano de Azevedo (Serra do Mel), Antonio Carlos Peixoto Nunes (Paraú), Gustavo Soares (Assú) e José Marques Fernandes (Lajes).
Em seu pronunciamento, o prefeito Gustavo Soares ressaltou a importância do Consórcio e conclamou a todos a se engajarem em prol de sua materialização.
Veja a íntegra do discurso do prefeito Gustavo Soares:

Na condição de presidente em exercício do Consórcio Público Regional de Saneamento Básico do Vale do Açu quero saudar aos presentes. Inicialmente, quero destacar a importância deste encontro para que possamos avançar numa questão que é de suma importância e inadiável para os nossos municípios: a efetivação de uma política de saneamento básico que garanta uma correta destinação dos resíduos sólidos que são produzidos em nossas cidades. Nós, atuais gestores municipais, tivemos que assumir este grande desafio e cabe a nós, enquanto responsáveis maiores pelas administrações de nossas cidades, assegurar a implementação desta importante ação que vai se refletir no presente e no futuro de nossas populações. Precisamos ter a exata compreensão de que cabe a nós, administradores municipais, trabalhar com afinco para possibilitar que o meio ambiente e nossos municípios de uma forma geral sejam dotados de uma realidade na qual nossa sociedade possa se sentir verdadeiramente cidadã e contemplada pela intervenção do poder público. Sim, porque ao falarmos de saneamento básico estamos nos referindo a uma gama de serviços de relevância: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem e manejo das águas pluviais. Portanto meu desejo pessoal, tanto como cidadão comum como na qualidade de prefeito, é que possamos dar um passo determinante para que a política de saneamento básico que atenderá o Vale do Açu e as demais cidades sob a área de abrangência e jurisdição deste consórcio possa começar a ser materializada e, desta maneira, tenhamos condição de projetar um amanhã ambientalmente adequado e mais promissor em todos os aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário