sexta-feira, 23 de junho de 2017

Audiência Pública: Reitores do RN fazem apelo para fomento à pesquisa científica

Foto: Cícero Oliveira/Assecom UFRN
Soluções para a situação financeira da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern) foram discutidas em audiência pública na última quinta-feira (22), na Assembleia Legislativa do RN, por iniciativa da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da casa.
Representantes do Fórum de Reitores do RN e da Fapern fizeram um apelo pela regularização das contrapartidas estaduais à fundação, que nos últimos anos enfrenta uma grave crise que afeta o financiamento de pesquisas realizadas nas Instituições de Ensino Superior (IES) potiguares.
Criada em 2003, a Fapern tem como missão apoiar e fomentar a realização da pesquisa científica, tecnológica e a inovação para o desenvolvimento humano, social e econômico do RN, afirma informação de Marina Gadelha, da assessoria de imprensa da Universidade Federal do RN (UFRN), na capital do estado.
Os recursos para sua manutenção estão previstos na Constituição Estadual e na legislação pertinente, porém, neste ano houve repasse de apenas 3% do que estava previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA).
O diretor-presidente do órgão, Uilame Umbelino Gomes, explicou que sem a contrapartida do estado torna-se impossível captar recursos de agências nacionais como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que garantem o fomento a projetos de pesquisa, à concessão de bolsas, à infraestrutura, entre outras necessidades para a produção científica e tecnológica local.
Os deputados estaduais Fernando Mineiro (PT), Hermano Morais (PMDB) e Cristiane Dantas (PCdoB) solicitaram uma nova reunião no início da próxima semana para receber as propostas do grupo e se comprometeram em estudar possíveis emendas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Os parlamentares ainda se disponibilizaram a intermediar uma reunião com os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e Planejamento e Finanças (SEPLAN), Flávio Azevedo e Gustavo Nogueira, respectivamente, para tratar dos repasses à fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário